É a aplicação de técnicas especializadas no tratamento de problemas de ajustamento cotidiano ou distúrbios psicológicos.
A Psicoterapia é uma das práticas da Psicologia que visa promover saúde mental por meio do autoconhecimento, tornando possível melhorar nossa visão frente ao mundo exterior e interior, refletindo-se em mudanças comportamentais.
A Psicoterapia Infantil é realizada de forma lúdica e com técnicas específicas, para que o trabalho de restruturação comportamental e/ou cognitiva possa se estabelecer.
A Avaliação Psicológica visa identificar as forças e fraquezas no funcionamento psicológico, voltada à existência ou não de psicopatologia. Essa é uma prática exclusiva do Psicólogo, e tem como objetivo investigar uma queixa e compreender a dinâmica psíquica do avaliado.
O psicodiagnóstico faz uso de técnicas e testes para entender, avaliar e identificar aspectos específicos do comportamento, para seu tratamento. Por meio do psicodiagnóstico, afere-se dificuldades de aprendizagem e/ou neurológica, no qual o paciente é encaminhado para o profissional de saúde específico para receber o tratamento adequado, muitas vezes sendo também acompanhado por um profissional de psicologia, realizando-se dessa forma um trabalho multidisciplinar com outras áreas da saúde.
A Psicopedagogia é a área que estuda como as pessoas constroem o conhecimento e que busca decifrar como o processo do conhecimento ocorre para aquele indivíduo, identificando fatores que possam estar travando a aprendizagem. Assim, a Psicopedagogia torna-se uma alternativa adequada para os problemas que ocorrem na construção do saber.
No processo do conhecimento, a desorganização de um dos aspectos que o formam provoca o que é chamado de distúrbio, transtorno ou apenas dificuldade de aprendizagem. Assim, o Psicopedagogo atua investigando e promovendo possibilidades de mudança nos processos cognitivos, emocionais e pedagógicos que possam estar dificultando o dia a dia de crianças, adolescentes e adultos.
A Psicopedagogia objetiva estabelecer uma relação positiva com o aprendizado e uma autonomia na rotina e na escola do indivíduo.
É vista como um transtorno mental, além de um problema social. Uma característica essencial de um transtorno por uso de substâncias consiste de um agrupamento de sintomas cognitivos, comportamentais e fisiológicos que provocam o uso contínuo pela pessoa, apesar de problemas significativos que o consumo pode ocasionar.
Uma característica importante dos transtornos por uso de substâncias é a alteração básica nos circuitos cerebrais que pode persistir após a desintoxicação, especialmente em pessoas que já foram diagnosticadas com transtornos graves. O efeito básico dessas alterações cognitivas pode ser a recaída constante ou a fissura que o indivíduo sente para consumir quando está exposto à droga em ambientes sociais, encontrando dificuldade em se manter no ambiente e principalmente manter uma relação social. ( Fonte: DSM-5)
A Dependência Química não pode ser vista como uma “ falta de vergonha na cara”. Ela é uma doença assim como qualquer outra que exige controle e abstinência a algum elemento, merecendo ser tratada e controlada, assim como o Diabetes por exemplo. Porém, é necessário que o próprio dependente esteja disposto ao tratamento. A dependência química é e deve ser considerada como uma doença BIOPSICOSSOCIAL.
Pessoas que sofrem desse transtorno geralmente apresentam queixas de insatisfação envolvendo a qualidade, o tempo e a quantidade do sono. O sofrimento e o prejuízo resultante das noites mal dormidas são características centrais compartilhadas pelo Transtorno do Sono.
Com frequência, os transtornos do sono são acompanhados de depressão, ansiedade e alterações cognitivas, que devem ser incluídos no planejamento e no gerenciamento do tratamento. Além disso, os distúrbios persistentes do sono, tanto a insônia como a sonolência excessiva, são vistos como fatores de risco para o desenvolvimento de doenças mentais e de transtornos causados pelo uso de substâncias. (FONTE: DSM-5)
Existem algumas doenças relacionadas às funções do sono, tais como ronco, apneia do sono, insônia, bruxismo do sono, narcolepsia, parassonias (sonambulismo, terror noturno, falar dormindo, etc), síndrome das pernas inquietas, dentre muitas outras.
Dessa forma é importante que se busque sempre uma noite bem dormida, não se podendo entender como perda de tempo. Pessoas que possuem problemas para dormir devem buscar ajuda de profissionais que possam orientar e realizar tratamento específico e adequado.
A característica essencial do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsiva, que pode interferir no funcionamento ou não do desenvolvimento.
Nesse transtorno, a desatenção costuma se manifestar comportamentalmente como divagação em tarefas, falta de persistência, dificuldade em manter o foco e desorganização.
A Hiperatividade se refere a atividade motora excessiva, como uma criança que corre por tudo e, quando se encontra em um ambiente onde não consegue correr, fica se remexendo, batucando ou conversando em excesso. Nos adultos, a hiperatividade se manifesta como inquietude extrema ou esgotamento dos outros com suas atividades e fala. A impulsividade nesses casos pode ser reflexo de um desejo de recompensas imediatas ou de incapacidade de postergar a gratificação. Esse tipo de comportamento pode se manifestar com intromissão social. (FONTE: DSM-5)
Sendo assim, o TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e acompanha o indivíduo na sua vida adulta, deixando como marca comportamentos impulsivos, de inquietude e, principalmente, falta de atenção.
A partir da edição do último Manual de Saúde Mental (DSM-5, que trata-se de um guia de classificação diagnóstica), o Autismo e os distúrbios do transtorno autista, transtorno desintegrativo da infância, transtorno generalizado de desenvolvimento não–especificado e Síndrome de Asperger, fundiram-se em um único diagnóstico chamado Transtorno do Espectro Autista – TEA.
As principais características desse transtorno são o prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social, apresentando padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.
O TEA pode ser confundido com uma deficiência intelectual, dificuldade de coordenação motora e de atenção. Pessoas com esse transtorno podem encontrar problemas de saúde física, como sono, distúrbios gastrointestinais e podem apresentar outras condições como Síndrome de Déficit de Atenção e hiperatividade, dislexia ou dispraxia, podendo na adolescência manifestar sintomas de ansiedade e depressão.
O autismo é uma condição permanente, ou seja, o indivíduo nasce com ele e vive toda sua vida adulta com o Transtorno. Porém, como todo ser humano, o autista é único e como todos também pode aprender.
É um profissional da área da saúde ou da educação, que auxilia o paciente de forma a promover a inclusão social e o desenvolvimento da sociabilidade da pessoa com ou sem deficiência. É uma modalidade de atendimento que ocorre fora do consultório, podendo complementar a terapia dentro do consultório ou ocorrer de forma autônoma.
Os atendimentos podem ocorrer em diversos ambientes a depender dos objetivos traçados junto com o profissional, priorizando o desenvolvimento de comportamentos para a melhoria da qualidade de vida e de interação. O trabalho é indicado para pessoas das mais variadas idades e dificuldades sociais/emocionais.
Os Transtornos de Aprendizagem compreendem uma inabilidade específica, como leitura, escrita ou matemática, em indivíduos que apresentam resultados significativamente abaixo do esperado para o seu nível de desenvolvimento, escolaridade e capacidade intelectual.
O Nutricionista é um profissional da área da saúde que atua no âmbito da alimentação nutricional, baseando-se no estudo da ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais de cada indivíduo.
A avaliação do estado nutricional é fundamental para identificação daqueles pacientes sob risco nutricional. É importante buscar na história clinica as informações a cerca do diagnóstico e intercorrências clínicas, que podem afetar o estado nutricional do paciente ou serem consequências deles.
É importante lembrar que qualidade de vida e boa forma não são sinônimos de genética. Assim, a Clínica Accogliere oferece este serviço com profissional especializada em atendimento infantil em reeducação alimentar.
O fonoaudiólogo é um profissional de saúde, responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, do DPAC (distúrbio do processamento auditivo central), da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição.
Na Clínica Accogliere contamos com fonoaudiólogo para avaliação em diversas áreas da fonoaudiologia, avaliação, terapia, exame audiométrico, avaliação do processamento auditivo central (PAC) e terapia em cabine acústica.
Coach (tutor, treinador, instrutor) é o profissional que tem como objetivo ajudar seu cliente evoluir em alguma área especifica da sua vida, sempre com foco no encorajamento e na motivação para que o indivíduo possa aprender técnicas que ajudem seu cliente a criar estratégias para suas metas e conquistas.
Assim, o processo de Coaching visa otimizar a performance de um indivíduo, grupo ou empresa, buscando identificar competências e aumentar os resultados positivos por meio de metodologias e ferramentas cientificamente validadas.
É uma terapia realizada em conjunto, focada no relacionamento amoroso do casal, objetivando melhor comunicação, enriquecer os comportamentos positivos da relação, desenvolver habilidade de resolução de problemas, dentre outros.
Inicialmente é feita uma avaliação cuidadosa do relacionamento por meio de reuniões conjuntas e, se necessário, entrevistas individuais, esboçando-se assim um plano de tratamento.
O objetivo principal é tratar a comunicação entre o casal e conseguir identificar os pontos que dificultam sua relação, buscando encontrar novas ações para o reposicionamento de cada um no relacionamento.