A importância do autoconhecimento

Você se conhece o bastante para saber o que deseja e quais suas necessidades? Por mais clichê que possa parecer, o autoconhecimento é necessário e muito importante para a nossa felicidade e para termos uma vida que esteja em sintonia com o que mais queremos.

Definição de autoconhecimento:

A definição principal, segundo o dicionário é: conhecimento de si mesmo, das próprias características, sentimentos, inclinações, etc.

O autoconhecimento vai te possibilitar a controlar melhor suas emoções e com isso, você conseguirá lidar melhor com as nuances que as experiências da vida nos proporcionam.

Por que devemos praticar o autoconhecimento?

Praticar o autoconhecimento é buscar entender a si mesmo em todas as esferas da vida. Quando nos compreendemos profundamente, sabemos quem nós somos e o que queremos, saberemos nossas qualidades, capacidades e limitações. Além de:

  1. Desenvolver sua inteligência emocional;
  2. Ser mais resiliente
  3. Aprender a definir quais são suas metas e objetivos;
  4. E ter clareza quanto a sua missão de vida e seu propósito

Atualmente, conhecer a ti mesmo é um grande desafio, visto que vivemos dias difíceis, repleto de preocupações e ansiedades. Aprendemos muito sobre técnicas para aplicar no nosso trabalho, por exemplo, mas pouco aprendemos sobre como lidar com nossas experiências pessoais.

O autoconhecimento é fundamental para que a pessoa possa ser dona de si mesma. E também para que possa verdadeiramente conseguir enfrentar as situações difíceis da vida e conquistar vitórias.

Preciso trilhar o caminho do autoconhecimento sozinho?

A resposta é NÃO! A terapia pode te ajudar!

O profissional da psicologia é o profissional especialista e capacitado para isto, vai te ajudar a desenvolver habilidades e estratégias para tal, visando obter um crescimento pessoal e um entendimento dos seus próprios sentimentos e emoções

O autoconhecimento pode levar tempo para ser desenvolvido e pode exigir constante auto-observação. Mas o importante é iniciar esse caminho. Com o tempo a sua vida ficará mais leve e você estará ainda mais próximo da felicidade.

“Conhece-te a ti mesmo” – Sócrates

Colunista:

Camila Andrade

Psicóloga

“Existe mais na superfície do que nosso olhar alcança.” – Aaron Beck

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, nos envie suas dúvidas clicando aqui.