Alzheimer e Ômega-3: qual a relação?

A doença de Alzheimer é uma patologia neurodegenerativa que provoca perda da memória e redução gradual das habilidades cognitivas, mentais e sociais, incapacitando a pessoa de realizar suas atividades cotidianas de forma independente.

Com o envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida, a incidência vem aumentando ao longo das últimas décadas. Ainda não se sabe ao certo quais são as causas da doença, mas evidências apontam para condições genéticas combinadas a certos fatores de risco, como o envelhecimento, o sedentarismo ou alguns traumas cranianos.

Muito se fala sobre os benefícios do consumo do ômega-3 na prevenção e diminuição dos sintomas da doença de Alzheimer. O ômega-3 é um lipídio da família das gorduras poli-insaturadas – que são as mais saudáveis – que auxiliam na saúde do cérebro e na memória, além de atuar na prevenção de doenças cardiovasculares e no controle dos níveis de colesterol.

Porém, é importante destacar que não existe ainda comprovação definitiva da eficiência do ômega-3 na prevenção ou tratamento específico da doença de Alzheimer. Ainda são necessários mais estudos que comprovem o real benefício desta relação.

Ainda assim, o ômega-3 é fundamental para o organismo e precisa fazer parte de uma dieta saudável, equilibrada. Ele é encontrado especialmente em alimentos como os peixes marinhos (sardinha, pescada, salmão, corvina, atum), caranguejo e vegetais como linhaça, chia, nozes e castanhas, dentre outros.

Consulte o seu nutricionista para ter um plano alimentar mais adequado para você – ou para quem você ama – de acordo com a fase da vida, gostos pessoais e necessidades.

Faça atividade física, cuide da sua saúde emocional e tenha uma alimentação equilibrada, o mais natural possível. Mesmo que certas doenças ainda sejam desafios importantes, a ciência reconhece que bons hábitos e um estilo de vida saudável são fundamentais para a boa saúde e podem ajudar a prevenir muitas doenças crônicas.

A boa alimentação é parte fundamental desses cuidados com você e com quem você ama. Pense nisso! ❤️

Mulher sorrindo.Colunista:

Michele de Carvalho 

Nutricionista

Não é necessário comer menos, é necessário comer melhor, descasque mais e desembale menos.

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, nos envie suas dúvidas clicando aqui.