Antifrágil

Para começarmos a definir o que é ser antifrágil, precisamos entender o que é ser frágil. Por definição, é algo que se quebra facilmente, delicado, efêmero. Logo, antifrágil é o oposto do que foi definido anteriormente, sendo algo que melhora quando está diante de uma situação inesperada. Este conceito foi criado pelo autor libanês Nassim Taleb em seu livro Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos, publicado em 2012.

Características de uma pessoa antifrágil:

Nota-se que esta pessoa é alguém que quanto mais está exposta a uma situação de estresse, mais ela consegue se fortalecer, aumentando sua motivação, devido a conseguir aproveitar as situações inesperadas e negativas para crescer.

Leia Também sobre: Falar Não. Clique Aqui! 

E como ser uma pessoa antifrágil?

É necessário haver uma mudança de mentalidade, pois o trabalho se iniciará na sua consciência de entender que erros acontecem e fazem parte do seu processo de desenvolvimento pessoal e de também usar a criatividade ao seu favor, pois isso vai te proporcionar sair da sua zona de conforto e consequentemente, aprender coisas novas.

Para concluir…

Estar focado no aprendizado é a base que te fará ser uma pessoa antifrágil, visto que, quando você entender que para aprender algo existirá um árduo processo constituído de erros e acertos e que errar de forma inteligente é melhor do que se preocupar com o resultado ou esforço em si, você entenderá o verdadeiro conceito de antifragilidade.

Recomendo fortemente que você faça a leitura do livro do Nassim Taleb para se aprofundar no assunto e começar a praticar esta mentalidade em sua vida agora mesmo.

Faça Terapia, Conheça nossos Serviços. Clique Aqui! 

Referencia:

https://www.google.com/amp/s/www.napratica.org.br/antifragil/amp/

https://www.google.com/amp/s/blog.psicologiaviva.com.br/antifragil/amp/

Colunista:

Camila Andrade

Psicóloga

“Existe mais na superfície do que nosso olhar alcança.” – Aaron Beck

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, nos envie suas dúvidas clicando aqui.