Como Usar Melhor O Seu Tempo?
Com a correria do dia a dia, a impressão de falta de tempo é uma realidade. Por vezes sentimos que temos muitas responsabilidades e atividades para fazer e que nem sempre conseguimos fazê-las com excelência.
Segundo uma pesquisa do International Stress Management Association Brasil, 60% dos brasileiros dizem sofrer com a sobrecarga de tarefas ao longo do dia. O mesmo Instituto revelou ainda que o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo. Entre as causas, está a escassez de tempo.
MAS AFINAL, como não fazer parte dessa estatística e conseguir gerenciar melhor seu tempo?
Podemos definir gerenciamento de tempo como “um conjunto de técnicas utilizadas para aprimorar a realização de tarefas, de modo que a produtividade e a eficiência sejam mantidas, auxiliando o cumprimento de atividades e projetos dentro dos prazos estabelecidos e com resultados satisfatórios”.
Leia sobre: Como ter Inteligência Emocional. Clique Aqui!
Logo, podemos concluir que, quando você administra melhor o seu tempo, consequentemente aumenta seu rendimento e isso, por sua vez, contribui com a elevação do bem-estar, o que garante uma qualidade de vida mais satisfatória.
E COMO FAZER UMA BOA GESTÃO DO TEMPO?
- O primeiro grande passo a ser tomado é aprender a se planejar. Sem isso, você corre o risco de assumir mais tarefas do que, realmente, consegue abraçar.
- Aprenda também a definir metas. Isto te ajudará a manter o foco e elevar a sua motivação.
- Seja criterioso ao estabelecer prazos, pois isto te ajudará a estar no controle do tempo e não ser refém dele.
- Mantenha tudo agendado e use e abuse de agendas físicas ou on-line. Não se sinta na obrigação de lembrar de tudo.
- Priorize tarefas e aprenda a delegá-las. Começando pelas mais importantes e mais urgentes. Depois, realize as mais importantes, mas nem tão urgentes. Em seguida, assuma as mais urgentes, mas não importantes. Estas últimas, se possível, delegue a alguém. Esse é um grande passo para otimizar o seu tempo.
- Fuja da procrastinação. Evite as distrações, como redes sociais, televisão, mensagens no celular e cafezinhos fora de hora com os colegas de trabalho. Também crie recompensas para as metas cumpridas. Isso evita que você deixe algo para depois, já que será bonificado por manter o foco e a concentração.
- E por último, mas não menos importante, organize pausas. Tão importante quando saber a hora de produzir é saber também quando descansar. Sendo assim, suas pausas durante a rotina precisam ser estratégicas, ou seja, além daquelas necessárias para alongamento e descanso, você precisa parar por alguns períodos para recuperar a criatividade e a disposição.
Lembre-se: o tempo pode ser o seu aliado ou seu oponente, e tudo isso depende de como você o gerencia. Com ações simples, é possível obter um ótimo gerenciamento de tempo e, consequentemente, melhorar sua qualidade de vida, cuidando assim da pessoa mais importante: VOCÊ!
Faça Psicoterapia: Saiba mais Acessando Aqui!
Colunista:
Camila Andrade
Psicóloga
“Existe mais na superfície do que nosso olhar alcança.” – Aaron Beck
*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.
Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, nos envie suas dúvidas clicando aqui.