Como Você Está Se Sentindo Agora? 

Você consegue identificar seus sentimentos? Essa é uma pergunta que deixa muitos de nós sem resposta. Quando se trata de falar sobre sentimentos, algumas pessoas têm facilidade, já outras são mais fechadas.

Falar sobre sentimentos, não é simplesmente sair por aí dizendo que está feliz, triste ou bravo. Mas é saber realmente o que aquele sentimento significa. O que você tem feito para conhecer suas próprias emoções e refletir sobre si mesmo?

Quando você cuida da sua vida emocional, isso traz benefícios para sua saúde, pois você consegue entender de onde vêm as suas emoções, aprende a reagir melhor a situações difíceis, aprende mais sobre você mesmo e sobre outras pessoas e acaba desenvolvendo mais confiança e equilíbrio, isso porque saúde emocional, não é apenas estar feliz e pleno, mas sim saber lidar com a “montanha-russa” da vida.

Da mesma forma que o corpo responde quando exageramos na comida, ele responde quando deixamos nossa saúde emocional de lado, existem alguns sinais que você pode perceber, para identificar se sua saúde emocional está em dia ou não. Quando você adia atividades simples, tem dificuldades de concentração, alterações de humor constantes, esgotamento mental, pensamentos negativos na maior parte do tempo, baixa autoestima, insônia e até desconfortos físicos, como dores e até gastrite, são alertas para você dar uma melhor atenção para seu emocional.

Mas como eu posso cuidar da minha saúde emocional? Antes de qualquer coisa, entender que toda emoção tem uma função, mesmo aquelas que acreditamos ser negativas, elas são como guias internos, servindo como sinais para enfrentar determinadas situações, então aceitar e acolher essas emoções, é um dos passos mais importantes que você pode dar, para cuidar melhor da sua saúde emocional.

Nosso cérebro está sempre buscando pela sensação de prazer, então por que não fazer isso, de uma maneira saudável? Faça pausas durante suas atividades diárias, para proporcionar esses momentos prazerosos a você mesmo, faça o que cabe em sua rotina, levante, tome um sol, beba água, escute uma música, durante pausas mais longas, assista um episódio daquela série que você ama. Tenha um momento para você, para seu autocuidado, seja praticando atividade física, investir em algum hobbie. Mantenha uma alimentação saudável, tenha com você, pessoas que acrescente em sua vida, amizades e relacionamentos saudáveis

Como voce está se sentindo

Afinal de contas, cuidar das suas emoções faz parte do autocuidado, então caso você entenda que precisa olhar para dentro com mais carinho, você pode buscar uma ajuda profissional, para te ajudar a desenvolver o autoconhecimento e lidar melhor com suas emoções.

Colunista:

Mariângela Neves

Psicóloga

“Não me pergunte quem sou e não me diga para permanecer o mesmo.”

-Michel Foucault

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, nos envie suas dúvidas clicando aqui.