Comportamento Assertivo

Assertividade é um processo de aprendizagem, onde é possível desenvolver a autoestima, autocontrole, autoconfiança, autocrítica, tornando-se mais autêntico, sincero consigo mesmo e com os outros, mais responsável nas suas escolhas e atento nas descobertas de suas potencialidades e crescimento pessoal.

Quando o indivíduo desenvolve seu comportamento assertivo, aumenta seu senso de valor como pessoa e, diminui a sua ansiedade nas relações interpessoais, se tornando e sentindo-se mais capaz de realizar algo por iniciativa própria, sem sentir-se afetado nem hostilizado, torna-se mais espontâneo ao expressar seus sentimentos e emoções, assim como, mais aberto e flexível respeitando os direitos do outro e, estabelecendo os seus de forma clara e objetiva.

A pessoa assertiva aprende a se valorizar mais, expressar-se de forma clara e objetiva sem ser ofensiva, está sempre bem consigo mesma(o) e geralmente atinge seus objetivos.

Um grande motivador para que as pessoas se tornem assertivas são as consequências reforçadoras que a mesma obtém como: a eliminação de sintomas somáticos e físicos, entre elas, dores de cabeça, problemas gástricos, fadiga, ansiedade e sentimento de culpa.

Como ser assertivo?

Contato olho no olho de forma natural sem ser ameaçador, postura corporal, gestos, expressões faciais, tom de voz audível, se expressar com espontaneidade sem julgamentos e sem ofensas no momento mais adequado a determinadas situações, ser honesto com seus próprios sentimentos e opiniões.

“Qual a melhor maneira para resolvermos isso?”

“O que você acha sobre…”

“O que podemos fazer?”

“Você se incomodaria se…”

Quando falamos de comportamento assertivo, estamos falando de mudanças de padrões de comportamento nas relações, é uma mudança gradual. É muito importante que a pessoa observe seu próprio comportamento e avalie como se sente com relação a si mesmo, registre diariamente seus comportamentos examinando-os e observando a sua atuação.

 

O intuito de se obter um comportamento assertivo é dar um sentido próprio a sua vida e as suas relações.

Referencia

ALBERT Robert E.; Emmons Michael L. Comportamento Assertivo Um Guia de Auto-Expressão. Interlivros, 1978.

Colunista:

Charlene Correia

Psicóloga

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, nos envie suas dúvidas clicando aqui.


“Não considere nenhuma prática como imutável. Mude e esteja pronto a mudar novamente. Não aceite verdade eterna. Experimente”.

B. F. Skinner