Construa amizades saudáveis

Podemos definir amizade como uma relação íntima e espontânea entre duas pessoas, tendo como característica principal a afetividade. Normalmente, nossos amigos compartilham valores éticos e morais parecidos com os nossos, possibilitando criar um laço de confiança e companheirismo.

Sob a perspectiva científica, nota-se que a amizade é uma importante fonte de felicidade e bem-estar para os indivíduos, proporcionando apoio social, compartilhamento de experiências, interesses, memórias, pensamentos, sentimentos e emoções.

Sabe-se que o ser humano é um ser social, uma vez que, desde os primórdios da construção da sociedade moderna, quando este se via desprotegido dentro do ambiente, ele buscava o contato coletivo, pretendendo proteger-se dos muitos perigos externos, devido a perceber que sozinho teria maior probabilidade de morrer. Nesse sentido então, o contato com outros sempre trouxe a perspectiva de apoio e proteção.

Um aspecto importante que a ciência descobriu sobre amizades foi o fato de pessoas que tem amigo ou amigos apresentam menor propensão ao consumo de cigarros e álcool de forma nociva, como também menor chance para desencadear uma depressão ou mesmo algumas doenças físicas.

Sendo assim, precisamos construir ao longo das nossas vidas boas amizades, pois nelas poderemos manifestar e experimentar o amor, o carinho e muitos outros sentimentos e comportamentos que nos tornam mais humanos. Manter contato, participar da vida um do outro e procurar conversar após uma desavença são algumas dicas para manter os amigos por mais tempo.

A partir do momento que percebemos ter dificuldades de fazer ou manter nossos amigos, devemos considerar fazer terapia, tópicos como autoestima, habilidades sociais e confiança serão trabalhados para potencializar suas qualidades e na criação de vínculos afetivos.

Colunista:

Camila Andrade

Psicóloga

“Existe mais na superfície do que nosso olhar alcança.” – Aaron Beck

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, nos envie suas dúvidas clicando aqui.