CRÍTICA CONSTANTE E EXCESSO DE COBRANÇA DOS PAIS DEIXAM MARCAS E PODEM BLOQUEAR A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

A fase escolar é um período bastante complexo na vida das crianças e dos jovens. Socialização com os colegas e professores, atividades a serem assimiladas, somadas a uma cobrança exagerada de pais que anseiam pelos melhores resultados, fazendo inúmeras críticas aos filhos, podem trazer resultados exatamente opostos ao desejo dos pais.

Geralmente, uma criança muito criticada evita se fixar no rosto que expressa qualquer tipo de emoção, passando a não encarar as outras pessoas de frente, pelo medo de perceber também expressões de críticas, ironias ou bronca. Esse comportamento, a longo prazo, pode afetar sua relação com as pessoas, inclusive professores, correndo maior risco de sofrer depressão e de se tornarem ansiosas demais, por tentar atender às necessidades dos pais e, consequentemente, passam a ter prejuízos no acompanhamento das atividades da escola. É comum a família achar que está incentivando o filho a dar o melhor de si, porém o efeito pode ser contrário e prejudicar a aprendizagem do estudante.

 Nenhuma criança ou jovem gosta de se sentir pressionado, principalmente quando se trata do ambiente escolar. O colégio precisa ser um local no qual o aluno se sinta feliz e motivado a fazer descobertas, sem que a cobrança pelas notas mais altas da classe comprometa seu aprendizado e seu desenvolvimento emocional. Se você cobra melhores resultados do seu filho com frequência e mesmo assim o desempenho escolar dele não melhora, reflita, pois a exigência em excesso pode comprometer de maneira negativa o desenvolvimento dele.

 Todos nós temos tendência a evitar as coisas que não nos fazem sentir bem, ansiosos ou tristes. Na verdade, é um mecanismo básico de proteção, pois quando não nos sentimos confortáveis, tentamos nos “desconectar”. Tal situação se torna séria quando é repetida por um período longo durante a infância, pois o cérebro não será capaz de estabelecer as conexões necessárias para processar adequadamente as informações emocionais. As críticas, se destrutivas, geram tamanho desconforto que essas crianças podem se tornar incapazes de perceber as expressões positivas também, por medo de “olhar e ver” a expressão de cobrança ou desagrado dos pais.

O excesso de críticas e a exigência por notas “dez” costumam deixar os estudantes tensos e inseguros. Mesmo que eles se dediquem às aulas, a pressão pelo resultado pode acabar afetando o seu desempenho nas provas. Sendo assim, é importante que os pais valorizem o empenho da criança e conheçam os seus limites.

      Reflitam sobre isso:

      As críticas constantes e a cobrança exagerada apresentadas pelos pais acabam desmotivando a criança, afetando o seu desempenho escolar e também suas emoções. E sob pressão, será incapaz de conseguir agradá-los. É importante compreender que as críticas construtivas e a ajuda positiva aumentam a autoestima do filho, mas para isso é necessário aceitar que uma nota “seis” pode ser muito positiva quando ele se dedicou e conseguiu superar suas próprias dificuldades.

Colunista:

Iracy Carmanini

Psicopedagoga Clinica e Institucional;
Especialista em educação especial, deficiências auditiva e cognitiva, Alfabetização e Letramento.

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