Cuidados com a Alimentação no Verão

O verão chegou e com ele as elevadas temperaturas e todo mundo passa a ter mais cuidado com a alimentação e com o corpo, está estação causa mudanças no comportamento das pessoas, onde a busca pela melhora da forma física e a alteração nos hábitos alimentares são comuns nessa época. Diferente dos dias de frio onde consumíamos mais tentações calóricas, o verão exige uma dieta leve que não pese no estômago. As roupas também são mais leves, deixando o corpo mais exposto e é claro que a alimentação tem relação direta com essa estação do ano tão prazerosa.

No verão alguns alimentos devem fazer parte do seu cardápio; como as frutas, as verduras e os legumes, são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes, o que combina com a alta temperatura do verão.

Na hora da compra, opte por pães, cereais matinais e arroz integral no lugar de doces, massas e arroz refinado, as saladas com cereais integrais são uma boa opção para o verão. Já as gorduras opte por azeite, óleo de girassol, soja que são mais saudáveis que as gorduras de origem animal. O farelo de aveia é um alimento que pode dar um gostinho a mais na salada de frutas ou vitaminas, garantindo ainda mais energia para começar o dia. Além disso, ele é fonte de Beta-glucanos, uma substância que diminui a absorção de gordura pelo organismo.

Alimentos como linhaça, germe de trigo, chia e gergelim, têm grande concentração de fibras, que promovem uma boa digestão e garantem o funcionamento da flora intestinal, a linhaça melhora a inflamação e consequentemente as manchas da pele por exposição ao sol. Vale ainda apostar na quinua, grão rico em potássio, um importante mineral para evitar o inchaço.

As folhas verdes e legumes devem ser consumidos á vontade, cuidado apenas com o tempero das saladas: evitando a maionese e os molhos prontos, utilize de preferência o azeite, o limão, o vinagre e os molhos à base de mostarda e iogurte. O alface é uma ótimo pedida pois possui clorofila e flavonoides que agem em conjunto para reduzir o excesso de líquido no corpo, o que faz com que ele desinche.

Já as frutas como o abacaxi, limão, laranja e outras frutas cítricas não apenas refrescam como também são ótimas opções para deixar a pele firme, longe das indesejadas celulites. Isso porque elas são ricas em vitamina C, um nutriente essencial para a síntese do colágeno. Mas cuidado para não manusear essas frutas enquanto se expõe ao sol, para evitar queimaduras e manchas. A melancia é uma fruta predominante por água, o que é essencial para evitar a desidratação, tão comum nessa época. Além disso, o licopeno, molécula que confere a cor vermelha à fruta, protege a pele contra os malefícios dos raios ultravioletas.

As elevadas temperaturas favorecem a perda hídrica por meio do suor dessa forma, a recuperação com água deve ser constante, já que o resfriamento do corpo é realizado por meio da produção de suor, que aumenta à medida que nos movimentamos, andamos e também na prática de atividades físicas em geral. Vale lembrar que a sede é um sinal de que já estamos desidratados, devendo a água ser consumida antes que esse sinal se desencadeie. O chá e o suco, água de coco também auxiliam nesse papel de hidratação, para torná-lo menos calórico, procure não acrescentar açúcar. Com relação aos chás, opte pelos de ervas ou por chá descafeinado, que são bons hidratantes. Procure beber ao menos dois litros de líquidos diariamente.

Aproveite o verão com saúde, e adote esse hábito ao longo do ano todo.

Colunista:

Michele de Carvalho 

Nutricionista

Não é necessário comer menos, é necessário comer melhor, descasque mais e desembale menos.

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, nos envie suas dúvidas clicando aqui.