DEPENDÊNCIA EMOCIONAL

Se você depende de alguém para se sentir bem, feliz, confiante, você precisa cuidar dessa questão, porque provavelmente você vai se frustrar. Dar ao outro o poder de comandar sua vida é uma fantasia que vem sempre acompanhada de muita decepção. Esta fantasia alimenta uma convivência de sofrimento. O outro pode caminhar junto com você, ajudar, mas não pode dar a você, você mesmo! Isso é impossível.

A experiência de amar é uma resposta direta à experiência de ser amado, deve haver respeito e admiração de ambos. O amor recíproco é a característica de amor verdadeiro, e amor verdadeiro vira concretude, vira convivência concreta. Você não é escravo de nada, nem de ninguém. Se reconheça, se reconcilie com você, traga à tona sua essência e tome posse dela. Nada é mágico, tudo demanda crença, ação, perseverança, ainda que não seja fácil, é possível.

Existem muitas formas de dependência emocional, vamos falar de algumas:

-A dependência emocional pode ser da família, que é quando um pai depende de um filho para ser feliz. Se o filho se afasta, seja por qual motivo for, a pessoa deixa de ver graça na vida;

-Existe a dependência de casal, que é quando o outro depende do parceiro, depende da vida daquela pessoa. Se há o rompimento, ela vai para o buraco e não quer sair de lá nunca mais;

-Também há a dependência social, que é quando precisamos da aprovação do outro, precisamos da aprovação da sociedade, por exemplo: Me visto assim porque está na moda, vou postar essa foto porque quero muitos likes;

-Também existe a dependência na profissão, pessoas que só se sentem confiantes com o acompanhamento de um profissional, ou só se sentem bem se teve um dia bom no trabalho. Se o dia não foi bom, a vida está acabada, e isso se reflete no relacionamento, no final de semana, a pessoa se deixa afetar, porque a dependência emocional vem da carreira;

-Há a dependência da comida, quando precisamos comer para nos sentirmos felizes, completos, dentre outras.

Se você se identificou com algumas dessas dependências, não tem nenhum problema, porque somos seres emocionais e passamos por vários ciclos de dependência emocional sem nem mesmo saber. Isso é mais comum do que imaginamos.

Muitos não conseguem ir ao cinema sozinho, passar um final de semana na própria companhia. Estamos sempre dependendo do outro, da aprovação externa, da atitude do outro, da coragem do outro. E quando a gente está vivendo um quadro de dependência emocional, isso significa que está faltando com nosso amor próprio, faltando com nosso autoconhecimento, com nosso propósito, e realmente viver consciente e prestar atenção na nossa vida, tomar as rédeas dela, se tornar responsável, começar a viver, ao invés de sobreviver. Toda vez que você depende emocionalmente de alguém, é porque aquela pessoa pode te dar algo que você não está dando para você mesmo, essa pessoa que você depende para estar feliz, para se sentir bem, para se sentir completo, essa pessoa é sua metade. O que ela está te oferecendo, que você não está sendo capaz de oferecer a você mesmo? É amor, é respeito, é carinho, coragem, diversão, leveza? O que essa pessoa está te dando que não está sendo capaz de dar a si mesmo?

Reflita sobre isso, escreva em um papel:  Você é um ser único, você é um ser inteiro.

As pessoas são sim importantes em nossa vida, porque só perto do outro é que podemos enxergar o que falta na gente, mas até que ponto você está entregando o seu poder de viver, a sua felicidade, a sua liberdade na mão de outra pessoa, na mão da sociedade?

Você é completo, você é suficiente e merece ser independente emocionalmente. Seja unicamente você.

Conviva corajosamente com os impasses que a vida lhe impuser, reconcilie-se com você, assim, consequentemente, também estará se reconciliando com os demais. A felicidade é possível quando estamos em paz conosco.

#Dependência #Emocional #Autoconhecimento #Completo #Respeito #Decepção #Frustração #amor

Fonte: Site-Vida sempre viva

Colunista:

Cláudya Lima

Psicóloga

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, nos envie suas dúvidas clicando aqui.


“A felicidade está sempre no nosso caminho, às vezes nós é que não sabemos onde procurar”. Osho