Disfunção Erétil e Acupuntura

Em homenagem ao novembro azul, hoje vamos discorrer um pouco sobre como a Acupuntura e a Fitoterapia Chinesa podem tratar a disfunção erétil. É um assunto delicado, que muitos homens preferem não relatar mesmo a um médico, mas que impacta negativamente na qualidade de vida e na autoestima.

Segundo a medicina ocidental, a disfunção erétil é a incapacidade de ter ou manter uma ereção firme para o ato sexual, e pode estar relacionada a fatores de ordem física e psicológica, intervenções cirúrgicas ou procedimentos médicos na região pélvica, como a cirurgia de próstata, problemas vasculares decorrentes de AVC, hipertensão, diabetes e neuropatia diabética, alterações hormonais (diminuição dos níveis de testosterona), doenças neurológicas (esclerose múltipla, por exemplo), vício em álcool, tabaco, drogas e pornografia, alterações psicológicas como depressão, stress e ansiedade (causa comum em homens jovens).

Considerando os tratamentos para a disfunção erétil, existem no mercado alguns medicamentos inibidores de fosfodiesterase que são mais comumente utilizados. Essas drogas atuam promovendo a dilatação do corpo cavernoso do pênis, apresentando um resultado muito pronunciado. No entanto, não são isentos de reações adversas, e estas reações podem causar desconforto em algumas pessoas.

Muitos homens que desejam ter uma relação sexual de qualidade e sem reações desagradáveis podem recorrer à Medicina Chinesa. E para a Medicina Chinesa, cada paciente deve ser tratado de modo individualizado. A partir de uma análise minuciosa dos dados colhidos na anamnese, são determinados os desequilíbrios que acontecem no organismo desse paciente e qual será o tratamento adequado – os pontos de acupuntura, a frequência de tratamento, qual o fitoterápico indicado. Dependendo do caso, o trabalho é realizado em conjunto com a medicina ocidental e com a psicologia. Por esse motivo, a avaliação individualizada é muito importante no sucesso do tratamento.

Não perca mais tempo, busque a felicidade e a qualidade de vida que você merece: faça Acupuntura!

Colunista:

Isabel Fontes

Fisioterapeuta & Acupunturista
Especialista em disfunções ortopédicas e neurológicas.

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, nos envie suas dúvidas clicando aqui.


A Acupuntura é uma forma de tratamento milenar, parte da Medicina Tradicional Chinesa, utilizada para o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças há mais de 2000 anos.