DISLEXIA

A Dislexia é caracterizada por um transtorno específico da aprendizagem, sendo uma disfunção neurológica ligada ao processamento da informação. Pessoas com esse transtorno apresentam dificuldades para ler, escrever ou pronunciar palavras corretamente. Essas dificuldades são persistentes e muito maiores quando comparado ao esperado para uma pessoa no mesmo grau de desenvolvimento, ou seja, da mesma idade, sendo que essas dificuldades prejudicam seu desempenho escolar.

A criança já nasce com o transtorno, mesmo que só apareça em determinados momentos de sua vida, como no começo da escolaridade, e sua causa ainda não está bem esclarecida. Muitos especialistas acreditam que existe uma diferença na estrutura e no funcionamento do cérebro dessas pessoas. Apesar das dificuldades, pessoas com Dislexia podem se destacar e apresentar um melhor rendimento em determinadas situações.

A Dislexia é dividida em três subtipos:

 – Dislexia visual: onde não reconhece a palavra como um todo;

 – Dislexia fonoaudiológica: onde há a troca das letras, como “p” por “b”, “d” por “t”, “f” por “v”, entre outras; e

– Dislexia mista: que apresenta características dos dois subtipos.

Diagnóstico:

É realizado por meio de uma avaliação multidisciplinar com equipe composta por diferentes Especialidades como Psicólogo, Fonoaudiólogo e Psicopedagogo clínico, que irá realizar uma investigação minuciosa. O acompanhamento com Neurologista e Oftalmologista também contribui para uma melhor avaliação e exclusão de outras possibilidades.

Referências:

Compreendendo os subtipos de Dislexia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8unLGdyQSYI

Dislexia e Discalculia: Quando palavras e números são um desafio. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jWynT9khzLo

Colunista:

Charlene Correia

Psicóloga

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“Não considere nenhuma prática como imutável. Mude e esteja pronto a mudar novamente. Não aceite verdade eterna. Experimente”.

B. F. Skinner