Doenças Autoimunes

Uma doença autoimune é um mau funcionamento do sistema imunológico, levando o corpo a atacar os seus próprios tecidos. São exemplos lúpus, artrite reumatoide, psoríase, diabetes tipo I, doença de Crohn. Existem mais de 150 tipos de doenças autoimunes!!! Os sintomas variam de acordo com a doença e a parte do corpo afetada.

O sistema imunológico é quem protege o organismo das substâncias estranhas: ele identifica os antígenos e começa a formar uma memória imunitária. Ao identificar que uma substância estranha entrou no corpo, o organismo aciona os anticorpos, e essa reação resulta em inflamação e dano tecidual. É uma reação natural do sistema imunológico que provoca um aumento do fluxo sanguíneo para envio dos glóbulos brancos para atacar o invasor. O objetivo é destruir o invasor e criar uma barreira contra a infecção. Destruído o invasor, a inflamação é removida.

Nós temos quatro sistemas imunológicos: o intestino é o maior e mais importante, pois contém 80% das células de defesa, as células de Kupffer, do fígado, os glóbulos brancos, que estão na corrente sanguínea e no cérebro temos as células gliais.

Por algum motivo o nosso sistema imune falha no reconhecimento dos tecidos e órgãos como parte do nosso corpo e começa um ataque como se fosse um elemento estranho ao organismo. Por exemplo: na artrite reumatoide, o sistema imunológico ataca as articulações. Três teorias podem explicar as doenças autoimunes, mas vamos nos concentrar em falar de uma, o mimetismo molecular: ao ser atacado, o sistema imunológico “grava” aquele antígeno. Quando ele encontrar em nosso organismo algum componente de órgão ou tecido similar àquele antígeno, vai iniciar um ataque. Mas a doença autoimune não surge da noite para o dia. As inflamações vão acontecendo sem que nos demos conta que estão ocorrendo dentro do nosso corpo. E um dia, o gatilho é disparado.  Uma pesquisa da Universidade da Califórnia identificou mais de 100 substâncias não naturais em cordões umbilicais. As crianças já estão nascendo com o sistema imunológico hipersolicitado!

E o que pode causar essas doenças?  De um modo geral, alimentação inadequada, stress, exposição a substâncias nocivas, falta de vitamina D, má qualidade do sono, ingestão indiscriminada de anti-inflamatórios.

Como prevenir? Diminuir o consumo de glúten, açúcar e leite; tomar sol todos os dias para produzir vitamina D; dormir melhor; adotar um estilo de vida com menos estresse…

E o que a acupuntura pode fazer para ajudar? Ela atua na prevenção e auxilia no funcionamento adequado do organismo, regulando os intestinos, diminuindo a ansiedade, melhorando a qualidade do sono… E atua também no tratamento dos sintomas pela modulação da resposta do sistema imunológico, reduzindo a inflamação e os danos ao organismo.

Fontes: www.msdmanuals.com

Como tratar as doenças autoimunes – Tom O’Bryan

https://www.youtube.com/watch?v=FFftFZhwkJ4

Colunista:

Isabel Fontes

Fisioterapeuta & Acupunturista
Especialista em disfunções ortopédicas e neurológicas.

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, nos envie suas dúvidas clicando aqui.


A Acupuntura é uma forma de tratamento milenar, parte da Medicina Tradicional Chinesa, utilizada para o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças há mais de 2000 anos.