ENDOMETRIOSE E ACUPUNTURA

O endométrio é uma mucosa que reveste a parede interna do útero, onde o óvulo depois de fertilizado se implanta. Se não houver fecundação, boa parte do endométrio é eliminado durante a menstruação.

A endometriose é uma doença que se caracteriza pela presença do endométrio fora da cavidade uterina – nos ovários, tubas uterinas, bexiga, intestinos. Afeta em torno de seis milhões de mulheres no Brasil, sendo uma doença que pode levar à esterilidade. O sintoma mais comum é a dor pélvica, mas nem sempre a intensidade da dor está relacionada à gravidade da doença. Outros sintomas podem estar presentes: distensão abdominal, ciatalgia (quando afetado o nervo ciático), irritabilidade, dor de cabeça, disfunções sexuais.

As causas da endometriose ainda não são conhecidas, mas as mulheres que têm mãe ou irmã com endometriose têm mais chance de desenvolver a doença. Além disso, algumas mulheres com endometriose apresentam características de perfeccionismo e alto nível de exigência consigo mesma e com outros, levando-as a um quadro de stress e ansiedade, o que altera, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, todo o equilíbrio energético dos meridianos.

A acupuntura visa regular os sintomas, aliviando as dores que os medicamentos não conseguem resolver, melhorar o quadro emocional – stress, irritabilidade, depressão – além de ajudar nas aderências e na infertilidade, obtendo resultados muito bons. Alguns fitoterápicos têm boa ação no tratamento juntamente com a acupuntura.

Como medidas adicionais, a Medicina Tradicional Chinesa recomenda que as mulheres evitem o excesso de atividade física que cause fadiga – antes e após a menstruação, evitem sexo no período menstrual, prefiram alimentos cozidos aos crus e os mornos e quentes aos frios e gelados, dentre outras alterações na rotina alimentar, além de meditação e atividades que reduzam o nível de stress e tragam satisfação. Buscar auxílio psicológico profissional para melhor gerenciamento dos fatores emocionais também favorece o equilíbrio interno.

O assunto é bastante complexo, e sua compreensão tal como é ensinada pela tradição chinesa passa pelo conhecimento do papel da mulher na sociedade, desde os tempos mais antigos.

Assim, observa-se que a mulher com endometriose deve ser tratada de modo amplo, completo, aliando ao tratamento ocidental os recursos da medicina oriental, visando os melhores resultados e a solução de tal problema.

Fontes:

MACIOCIA, GIOVANNI. Obstetrícia e Ginecologia em Medicina Chinesa

http://www.api.adm.br

http://www.acupunturadrbriques.com.br

http://www.gineco.com.br

Colunista:

Isabel Fontes

Fisioterapeuta & Acupunturista
Especialista em disfunções ortopédicas e neurológicas.

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, nos envie suas dúvidas clicando aqui.


A Acupuntura é uma forma de tratamento milenar, parte da Medicina Tradicional Chinesa, utilizada para o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças há mais de 2000 anos.