Estresse: é possível controlá-lo?

Estresse é uma reação psicológica e fisiológica complexa que traz ao indivíduo um certo desequilíbrio, ou seja, é uma reação considerada negativa pela pessoa que sente, afinal, é um estado emocional forte.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que cerca de 15% da população sofre com problemas demandados de estresse. Atualmente, todos nós em algum momento da vida, pode ter sentido dificuldades para controlar o estresse, visto que, o estresse é um efeito colateral da nossa sociedade atual.

Leia sobre: Sou Bipolar? Clique Aqui!

Cada indivíduo possui os seus próprios gatilhos para o estresse, nota-se que o ambiente de trabalho e familiar são os principais causadores de estresse, devido a exigir de nós tamanha gama de habilidades e posturas importantes. Adicionalmente, o estresse também pode surgir em nosso interior. Sentimentos como medo, incerteza e apreensão surgem quando ligamos a TV e assistimos à cobertura de um desastre natural ou de evento políticos. Estes, se não tratados, podem evoluir para transtornos mentais, como ansiedade e depressão.

A seguir, segue 6 formas práticas para o controle e manejo do estresse:

1 – Reconheça o que lhe causa estresse: saber quais situações são gatilhos pode te ajudar a se preparar emocionalmente para lidar com o problema. Você pode respirar profundamente para promover o relaxamento, ter pensamentos agradáveis e prazerosos, e não se identificar com o que estiver acontecendo e focar-se em buscar alternativas para encontrar uma solução mais adequada de resolver o problema.

2 – Não guarde seus problemas dentro de você: desabafe com pessoas de confiança sobre as suas preocupações e ansiedades te ajudará a ter melhor clareza do que está acontecendo e, também,  procure resolver os seus problemas o mais rápido possível. Use e abuse do diálogo para restaurar a tranquilidade dentro de você e do outro. Se não tiver alguém para desabafar, considere visitar um psicólogo, que é uma pessoa imparcial e com conhecimentos do comportamento humano.

3 – Aprenda a delegar prioridades: aprender a administrar seu tempo e se planejar, te evitará de sentir-se sobrecarregado. Utilizar uma agenda ou caderno, ou aplicativo para controlar o progresso de seus afazeres, além de promover a organização, constrói uma visão mais ampla do que está acontecendo em sua vida.

4 – Não seja tão exigente consigo mesmo: alimente sua autoestima, pois o estresse age como uma porta de entrada para sentimentos e pensamentos negativos, os quais podem se transformar em transtornos mentais. Por isso, a presença do estresse e da ansiedade ao mesmo tempo é tão comum. Aprenda a se perdoar quando as coisas não derem certo. Todos nós somos humanos e passíveis de erros. O lado bom é que podemos tentar de novo quantas vezes forem necessárias. Seja gentil consigo mesmo para não alimentar o estresse.

5 – Faça exercícios para livrar-se da tensão: o exercício ou atividade física é ótimo para combater a tensão quanto para controlar o estresse. Você também pode cultivar um hobby como forma de descarregar emoções negativas e controlar o estresse. Atividades de interesse como escrever, ler, tocar um instrumento, pintar, construir algo, caminhar, entre outros, são importantes para manter a nossa saúde mental em dia.

6 – Faça terapia: a terapia ajuda a controlar o estresse?  A resposta é sim. Na terapia, você desenvolve a habilidade de identificar os fatores causadores de estresse e estratégias para lidar com eles de maneira que não afete o seu emocional.  Como o estresse apresenta sintomas psicológicos, na terapia é possível aliviá-los e recuperar a autoestima, a felicidade e a tranquilidade que você sentia antes.

Fonte:https://www.vittude.com/blog/controlar-o-estresse

Colunista:

Camila Andrade

Psicóloga

“Existe mais na superfície do que nosso olhar alcança.” – Aaron Beck

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, nos envie suas dúvidas clicando aqui.