Falando sobre sexo

Por que é um tabu falar sobre sexo?

Quando faço a pergunta: o que você tem a dizer sobre sexo? O que lhe vem à mente?

Pode ser que você responda que consegue falar livremente sobre o assunto, ou que não tem nada a falar, que é algo individual, que tem vergonha, que não sabe nada sobre….

As respostas podem ser inúmeras, mas o que comumente posso observar é que quando falamos em sexo, a maioria das pessoas, ou ficam desconfortáveis, com vergonha, com medo, e muitas pensam que é um assunto proibido.

E de onde vem esses conceitos?

Vem daquilo que aprendemos, do que ouvimos.

Muitas vezes quando uma criança faz um questionamento, a resposta não é clara, muitas vezes fantasiam para falar sobre a questão, ou tem como resposta simplesmente um NÃO, um não de que não vão falar sobre isso.

Leia também sobre: Por que os casais Brigam? Clique Aqui! 

Ainda bem que não é uma regra, porque existem aqueles que conseguem falar abertamente sobre o assunto, algo normal, que é como deve ser.

Parte desse tabu vem da educação religiosa, dando a entender que sexo é sujo, que fazer sexo antes do casamento é proibido, ou seja, dá a ideia de que é pecaminoso, gerando culpa, sendo que é algo tão natural.

Nossa sexualidade é energia, energia que gera prazer, e por gerar prazer ela tentou ser controlada pela religião. Vejo que muitas pessoas não conhecem o próprio corpo, não se tocam por vergonha, por achar que é pecado, e ao longo da vida podem tornar-se uma pessoa reprimida.

A repressão causa o bloqueio da energia, causa doenças, dificuldades sexuais e outros problemas. A sexualidade é motivo de vida, sexo é vida, é o princípio que gera uma vida, e gera vida para o próprio organismo.

E você? Como está sua sexualidade?

Se para você falar sobre sexo é um desafio, a terapia pode te ajudar, seja ela presencial ou online.

Para saber mais sobre a Psicoterapia, Clique Aqui! 

Colunista:

Cláudya Lima

Psicóloga

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, nos envie suas dúvidas clicando aqui.


“A felicidade está sempre no nosso caminho, às vezes nós é que não sabemos onde procurar”. Osho