Minha família é tóxica?

Sem dúvida, você já escutou a expressão “pessoa tóxica”. Aquelas pessoas que não nos fazem bem, que nos colocam para baixo com suas atitudes e estar com elas não é nem um pouco prazeroso.

O que é esse Comportamento Tóxico?

Estamos mais acostumados a ver essas pessoas tóxicas sendo colegas, parceiros(as), etc., mas e quando essas pessoas são da família? Fica muito mais complicado identificar e escapar dos comentários e atitudes negativas da pessoa, justamente por conta do grau de parentesco e da proximidade que ela tem com outros membros da família. É muito comum ver pessoas tolerando comportamentos abusivos e tóxicos de familiares, justamente porque fomos ensinados a isso, a família é nosso primeiro contato social, então a cultura nos impõe aquela imagem de “família margarina” onde todos os membros devem se amar incondicionalmente.

Mas saiba que cultivar essas relações e deixar com que elas tomem uma proporção maior, gera muitas consequências, principalmente psicológicas e emocionais, como stress, ansiedade, baixa auto estima e dependência emocional.  Não é porque vocês têm o mesmo sangue ou o mesmo sobrenome, que precisam manter essa convivência, sendo assim é importante identificar os sinais característicos de uma “pessoa tóxica”.

O comportamento de uma pessoa é tóxico, quando ela toma algumas atitudes de hostilidade, violência verbal ou física, quando há diversos problemas de comunicação, quando essa pessoa faz comparações entre você e ela ou com outras pessoas, de forma que te deprecie, quando existem pressões e cobranças desnecessárias que de certa forma te inferiorizam. Em uma relação tóxica, não existe a reciprocidade nas trocas, sejam elas de carinho, de favores, etc., pois sempre há uma parte que se doa e se esforça mais. É uma relação cercada de  drama e vitimismo, uma relação que cansa, desgasta, e faz você sentir-se culpado ou carregar responsabilidades que não deveriam ser suas.

Como dar um Basta nessas Relações Tóxicas?

Você pode dar um basta nessas relações, mas não é do dia para noite que isso será resolvido, antes de tudo, reconhecer que essa é uma relação tóxica é um passo importante, pois criar consciência disso, te ajudará a enfrentar melhor a situação. É muito importante que você busque ajuda psicológica com um profissional, para que você possa lidar melhor com esses conflitos e conseguir colocar-se mais no seu papel dentro da família, além de poder analisar seu próprio comportamento dentro dessa dinâmica e aprender algumas formas de lidar melhor com isso.

Leia Também sobre: A importância da família no processo terapêutico. Clique Aqui!

Ter empatia, te ajudará a entender que essa pessoa pode estar precisando de ajuda, converse com ela falando sobre pensamentos negativos, estresse e a auxilie a procurar profissionais da psicologia que possam a ajudar. Evite falar que ela é uma pessoa tóxica, procure não desrespeitá-la e não retribua as atitudes da pessoa agindo da mesma forma que ela, pois isso não ajudará em nada e pode inclusive aumentar a hostilidade. Ter paciência e evitar agir de forma impulsiva também ajudará na melhora dessa relação.

Em alguns casos não será possível ou  fácil ou cortar os laços com esse familiar, mas você precisa criar limites, então busque ajuda de um psicólogo para te auxiliar nessa jornada.

 

Colunista:

Mariângela Neves

Psicóloga

“Não me pergunte quem sou e não me diga para permanecer o mesmo.”

-Michel Foucault

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, nos envie suas dúvidas clicando aqui.