FITOTERAPIA CHINESA

A Fitoterapia Chinesa é tão antiga que sua história se confunde com a própria história da Medicina Chinesa, sendo seu principal ramo. Além de se utilizar principalmente de ervas, partes de animais e minerais também são empregados como medicamentos, perfazendo uma importantíssima modalidade terapêutica para a prevenção e o tratamento de doenças e para promoção da longevidade com qualidade de vida. Numa  tradução livre do chinês para o português seria “trazer a felicidade através das ervas”.

O tratamento é direcionado por meio de uma visão integral do ser humano, com base em uma criteriosa análise dos mais diversos sinais e sintomas apresentados, sejam direta ou indiretamente associados com a sua queixa principal.

Para a prescrição do fitoterápico são observados: o sabor (picante, amargo, doce, salgado e azedo), a natureza (quente, morna, neutra, fresca e fria), o direcionamento (ascendente, descendente, para dentro ou para fora) e a sua relação com os órgãos do nosso corpo, além da avaliação das queixas.

Algumas das ervas utilizadas na fitoterapia chinesa são nossas conhecidas. A canela em pau (em chinês Ròu Guì), por exemplo, tem sabor picante e doce, natureza quente e expele o frio e alivia a dor. Já a hortelã (em chinês Bò Hé), tem sabor picante e natureza fresca, sendo refrescante e aliviando o calor. As ervas na Fitoterapia Chinesa costumam ser utilizadas como fórmulas, nas quais as substâncias equilibram-se mutuamente, atenuando possíveis efeitos indesejados, facilitando o direcionamento do efeito para uma determinada parte do corpo, potencializando o efeito que se deseja obter.

Trata-se, assim, de um excelente recurso da Medicina Chinesa, que traz muito resultado em associação com a Acupuntura e a Moxabustão.

“Fitoterapia em decocção ataca o interior, Acupuntura e Moxabustão atacam o exterior, então a doença não tem local para fugir.”

Sun Si Miao, considerado o Rei da Medicina Chinesa.

Colunista:

Isabel Fontes

Fisioterapeuta & Acupunturista
Especialista em disfunções ortopédicas e neurológicas.

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, nos envie suas dúvidas clicando aqui.


A Acupuntura é uma forma de tratamento milenar, parte da Medicina Tradicional Chinesa, utilizada para o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças há mais de 2000 anos.