O Fonoaudiólogo é um profissional responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação, diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, do DPAC (distúrbio do processamento auditivo central), da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição.
A Clínica Accogliere oferece:
Terapia fonoaudiológica nas áreas de linguagem oral e escrita, voz, motricidade oral e avaliação de linguagem
Quando a terapia fonoaudiológica é realizada com crianças é muito comum envolver o uso de atividades lúdicas, uma vez que a criança aprende brincando e retém mais informações quando estas são apresentadas de forma que elas possam experimentá-las, descobri-las e não apenas conhecê-las e aceitá-las.
Além das melhorias que refletem diretamente na fala das crianças, o tratamento fonoaudiológico conta com uma série de efeitos que facilitam o dia a dia dos pequenos, e continuarão ajudando com o passar dos anos, refletindo até mesmo na vida adulta. A Fonoaudiologia pode proporcionar à criança uma melhor maneira de se comunicar, e isso vem atrelado a inúmeros benefícios ao longo da vida.
Terapia em cabine para TPAC (Transtorno de Processamento Auditivo Central)
As dificuldades no Processamento Auditivo Central podem ocorrer em crianças e adultos.
Exames
Audiometria Condicionada Infantil
É a observação das respostas comportamentais a estímulos acústicos em situação controlada.
A audiometria infantil condicionada é utilizada para crianças a partir de 4 anos de idade.
Para que possamos ter respostas consistentes e precisas, utilizamos o condicionamento lúdico, onde as respostas ao estímulo sonoro são com brinquedos de encaixe ou que possam ser arremessados.
Para isso é necessário que uma Fonoaudióloga acompanhe o exame dentro da cabine para interagir com a criança, e utilize a técnica apropriada para cada idade.
A audiometria infantil vai detectar o grau e tipo da perda auditiva.
Audiometria Tonal e Vocal
Audiometria Tonal: avalia as respostas do paciente a tons puros, emitidos em diversas frequências, detectando assim o grau e o tipo de perda auditiva. É considerado um teste subjetivo porque depende da resposta do examinando aos estímulos auditivos fornecidos pelo examinador. Pode ser feito por via aérea comum ou por via óssea.
Audiometria Vocal: avalia a capacidade de compreensão da voz humana. O examinando demostrará sua percepção e compreensão da voz humana emitida pelo examinador.
Exame de Processamento Auditivo Central (PAC)
O Processamento Auditivo Central (PAC) avalia uma série de operações mentais que o indivíduo realiza ao lidar com informações recebidas pela via do sentido da audição, ou seja, avalia como o cérebro processa (analisa e interpreta) as informações que o indivíduo escutou.
Dessa forma, existe uma série de habilidades que desenvolvemos ao longo do tempo, como localização sonora, discriminar e reconhecer sons, memorizá-los em sequências.
Importante lembrar também que alterações de processamento auditivo central podem ocorrer mesmo em pessoas com audição normal.
Para empresas:
Conheça nosso Plano Accogliere Empresarial, uma parceria com empresas que não só engloba os serviços de fonoaudiologia, mas também de todas as especialidades da Clínica Accogliere.
- Exame de audiometria ocupacional (NR7)
- Triagem vocal
- Programa de Conservação Auditiva (PCA)
- Programa de conservação vocal (PCV)