Frutas E Seus Benefícios

fruta ajuda a estabilizar a pressão arterial, elimina toxinas do organismo, melhora a visão, combate a insônia e evita a desidratação, já que são fonte inesgotável de água, carboidratos, vitaminas, sais minerais e outros micronutrientes, além de serem nutritivas, saudáveis e deliciosas. Assim cada fruta apresenta características que atuam na prevenção de doenças e manutenção da saúde. Contudo consumi-las é uma questão de saúde, onde podem trazer mudanças positivas para o corpo e mente.

DICA: Sempre que possível, consuma a fruta com casca, pois nela está presente grande quantidade de fibras e vitaminas. No caso do abacaxi, por exemplo, a casca pode ser utilizada no preparo de doces e sucos (lembre-se de higienizar a casca).

ABACATE: O abacate possui vitaminas A, B, C, D, E, proteínas, cálcio, magnésio, fósforo, ferro e potássio, temos o habito de consumir no Brasil como sobremesa, utilizando açúcar e leite. Em outros países, é usado como um alimento temperado com sal e azeite. Tem ação anticolesterol, combate o reumatismo, goto, artrite e é ótimo para articulação. Deve ser usado moderadamente por causa de sua alta concentração de gordura, cada 100 gramas contem 160 calorias.

ABACAXI:  O abacaxi é rico em vitaminas C (ácido ascórbico), A, B1,B2,B5 e contribui para o funcionamento do sistema imunológico, grande parte dos nutrientes estão na polpa. Também auxilia na perda de peso e alívio das dores musculares, não é aconselhável o seu consumo para pessoas que apresentam excesso de ácido clorídrico no estomago ( hipercloridria) , ulcera, gastroduodenal ou gastrite.

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AÇAI: Uma das frutas brasileiras mais conhecidas em todo o mundo e típica da Amazônia. Possui óleos essenciais, ácido orgânico, proteínas, fibras e vitaminas A, B1, B2, B5, C e E, altamente energético, rico em cálcio, sais minerais, fósforo e ferro. Melhora a circulação sanguínea, previne acnes e espinhas. Pode ser consumido a partir da preparação do seu vinho ou suco e também associado com granola, mel e outras frutas, ou ainda em pratos salgados.

ACEROLA: A acerola é fonte de vitaminas A, B1, B2, B5 e C (está em maior quantidade) e auxilia no combate a doenças respiratórias. É consumida natural ou ainda como suco, doces, geleias e sorvetes.

AMORA: A amora é uma fruta rica em vitaminas A, C e K e possui propriedades anti-inflamatórias, contribui para combater a anemia e o envelhecimento. Seu consumo pode ser in natura ou ainda utilizada no preparo de sobremesas ou sucos que deve ser ingerido rapidamente, pois a vitamina C se dissipa imediatamente.

BANANA: Rica em minerais e vitaminas A , B1, B2, B5, C e E que auxiliam no sistema imunológico, fibras solúveis, contem uma substancia chamada triptofano que no intestino se transforma em serotonina, responsável pela alegria e bem-estar, a banana pode ser consumida fresca, cozida, frita, assada ou desidratada. Importante lembrar que existe uma grande variedade de bananas no mundo, no Brasil as mais conhecidas são: nanica, ouro, maçã, prata e da terra.

LARANJA: A laranja é conhecida no mundo inteiro como auxiliar no combate a uma série de doenças. Rica em vitamina C elemento mais importante da laranja, o qual se oxida e se perde facilmente, é uma fruta rica em ácido cítrico. Indicada para prevenir câncer, ela fortalece o sistema imunológico, reduz o colesterol e protege o coração. A laranja é consumida in natura, em forma de sucos (deve ser ingerido imediatamente depois de 3 minutos seus nutrientes tem perda acentuada) e no preparo de sobremesas.

LIMÃO: O limão é fonte de vitamina C e minerais seus benefícios vão desde o simples fato de saber usá-lo naturalmente até os seus sucos e chás das mais diversas formas. Ele contribui na melhoria da digestão, fortalece o sistema imunológico, ajuda a manter o peso e evita o envelhecimento precoce.

MAÇÃ: A maçã possui substancias anti-inflamatórias e cicatrizante. Possui vitaminas A, B1, B2, C e K, ferro e fósforo. Apresenta substâncias e nutrientes que auxiliam no sistema imunológico, é ótima (fruta e vinagre) para os problemas do estomago, rins, fígado, seu suco combate e previne cálculos renais. As maças vermelhas possuem maior concentração de vitamina C que a verde, possuem fibras que estão impregnadas nas cascas.

MAMÃO: O mamão é uma fruta rica em vitaminas e minerais, como vitaminas C e E, cálcio, fósforo, ferro. Ele auxilia a digestão e combate a constipação intestinal, além de melhorar a aparência da pele, passar a casca suavemente no rosto, do lado da polpa deixa a pele macia e vistosa. Os tipos mais comuns no Brasil são o formosa e o papaya, eles são bonitos, gostosos e só faz bem.

MANGA: Nativa da Índia, onde é considerada a rainha das frutas, a manga possui quantidades significativas de açúcar, vitaminas e minerais. Ela é indicada para combater anemia devido sua alta concentração de ferro. Considerada alimento e purificadora do sangue, uma manga madura fornece a um adulto toda vitamina A de que ele necessita por um dia.

MARACUJÁ: Amplamente encontrado em regiões tropicais, o maracujá é muito conhecido pelo seu poder calmante. Possui vitaminas A, C e do complexo B, além de ferro, sódio, cálcio e fósforo. Tem um sabor ácido e pode ser consumido in natura e no preparo de sobremesas e sucos.

MELANCIA: A melancia é rica em água 97%, o que a torna muito refrescante, e diurética por isso é recomendada aos que tem problemas renais. Possui açúcar, cálcio, fósforo e ferro e apresenta capacidade antioxidante e anti-inflamatória.

PERA: A pera é uma fruta rica em sódio, potássio, ferro, magnésio e cálcio. Ajuda a melhorar a prisão de ventre, pois atua como reguladora da função intestinal, perder peso e controlar a diabetes, pois tem índice glicêmico baixo. Além disso, ela contribui para o funcionamento do sistema imunológico.

TANGERINA: A tangerina é fonte das vitaminas A e C, além de sais minerais, como cálcio e fósforo. Contribui para evitar problemas cardíacos, colesterol alto, diabetes e hipertensão. Seu sabor é ácido e adocicado, sendo utilizado com frequência na produção de geleias.

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Colunista:

Michele de Carvalho 

Nutricionista

Não é necessário comer menos, é necessário comer melhor, descasque mais e desembale menos.

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