Gripes e Resfriados: Saiba quais alimentos podem ajudar a combater

Uma alimentação balanceada pode sim ajudar a fortalecer o organismo, prevenindo ou amenizando resfriados e gripes. As frutas cítricas, fonte de vitamina C, são alimentos muito eficazes na prevenção da gripe. Elas fortalece o sistema imunológico e a capacidade dos glóbulos brancos em combater os agentes de infecção no organismo. Dentre elas, a acerola é uma das maiores fontes em vitamina C, sendo o limão também uma excelente opção. Isso inclui a casca, que pode ser utilizada em sucos batidos ou mesmo suas raspas em saladas.

couve, cenoura e tomate são fontes de betacaroteno, um ótimo antioxidante que atua contra infecção e estimula as células imunológicas.

Outas vitaminas importantes são a A, B e B12, encontradas em vegetais que possuem folhas e flores como o espinafre, a rúcula, o brócolis e a couve flor. Veja mais dessas vitaminas poderosas, para que servem e onde encontrá-las:

Por outro lado, a cebola e alho são ricos em selênio, um mineral que atua como potente antioxidante e melhora o fluxo sanguíneo, além de serem ricos em alicina, um fitoquímico com propriedades antibacterianas e antivirais.

Por fim, o mel também contém compostos que agem como antibióticos naturais e estimula o sistema imunológico, além de ser uma delícia.

Viu? Não é difícil! Uma alimentação equilibrada, com frutas, legumes, verduras e grãos deixará o seu sistema imunológico reforçado e mais resistente. Então, não espere a gripe ou resfriado chegar para acrescentar na rotina uma alimentação equilibrada e mais saudável, turbinada ainda mais com prática de atividade física, ingestão adequada de líquidos e boas horas de sono. Sua imunidade ficara mais forte e sua saúde também!!!

Mulher sorrindo.Colunista:

Michele de Carvalho 

Nutricionista

Não é necessário comer menos, é necessário comer melhor, descasque mais e desembale menos.

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