O Desejo Feminino 

A falta de desejo sexual, é um problema que acomete muitas mulheres e que pode ser causado por diversos fatores, que podem ser temporários ou mais graves, por exemplo, é comum que essa redução do interesse sexual aconteça por conta de uma fadiga, ou após uma briga com o(a) parceiro(a), etc. Mas também devemos levar em consideração, outros fatores que podem causar essa diminuição, como por exemplo o histórico sexual dessa mulher ou mesmo questões hormonais e psicológicas.

O que afeta a atividade Sexual nesse contexto?

 A atividade sexual da mulher está completamente ligada ao contexto, nesse sentido, a disfunção do desejo sexual feminino, reflete a saúde psíquica e sexual, o humor e os sentimentos pelo parceiro.

Quais causas da diminuição do desejo Feminino?

Algumas causas dessa redução, podem estar ligadas a sintomas de depressão, estresse, ansiedade, experiências passadas, problemas no relacionamento e até algumas alterações hormonais. Não podemos esquecer da baixa autoestima e da autoimagem dessa mulher, pois isso pode contribuir para com que ela não tenha uma relação sexual satisfatória, ou mesmo evite que elas aconteçam. Além da falta de comunicação, que também é um grande influenciador nesse sentido, pois uma mulher que não comunica ao parceiro, suas necessidades sexuais, dificilmente conseguirá sentir-se satisfeita.

Leia sobre: Maternidade. Clique Aqui!

Esse baixo desejo traz algumas consequências emocionais, como frustração, raiva, vergonha, culpa, sentimento de perda da feminilidade, preocupação com a satisfação do parceiro, insatisfação no relacionamento e em seus casos mais graves, a mulher pode desenvolver quadros de depressão.

Por isso, é importante identificar o que tem causado essa redução, entendendo que o baixo desejo sexual, só é considerado um transtorno, caso cumpra com todos os critérios para o diagnóstico, por exemplo, a persistência dos sintomas por pelo menos seis meses, causar sofrimento à mulher e se esse desejo estiver ausente inclusive durante a experiência sexual. Esta avaliação deve ser feita junto a um médico ginecologista e psicoterapeuta.

Porém o mais importante é lembrar que o autoconhecimento é fundamental, a mulher precisa saber do que gosta e de como ela gosta, então invista em você, em aumentar sua autoestima, em conhecer e aceitar o seu corpo, melhorar a comunicação com seu parceiro e o mais importante, saber que você não precisa de outra pessoa para sentir prazer.

https://www.bonde.com.br/saude/sexualidade

Colunista:

Mariângela Neves

Psicóloga

“Não me pergunte quem sou e não me diga para permanecer o mesmo.”

-Michel Foucault

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, nos envie suas dúvidas clicando aqui.