• PSICOTERAPIA

A Psicoterapia consiste na aplicação de técnicas especializadas no tratamento de problemas de ajustamento cotidiano ou distúrbios psicológicos.

A Psicoterapia é uma das práticas da Psicologia que visa promover saúde mental por meio do autoconhecimento, tornando possível melhorar nossa visão frente ao mundo exterior e interior, refletindo-se em mudanças comportamentais.

A Clínica Accogliere oferece as seguintes especializações:

Psicoterapia Infantil

A Psicoterapia infantil é o cuidado e a atenção com a saúde mental da criança. É um espaço potencial para acolhimento das angústias, medos, inseguranças e um momento de intervenção junto os pais.

Com o intuito de promover uma infância saudável, a Psicoterapia infantil utiliza a Ludoterapia para caminhar rumo ao bem-estar familiar, à prevenção e à solução de conflitos.

O objetivo é auxiliar a criança na expressão de suas emoções, por meio de brincadeiras onde ela pode expandir seus sentimentos acumulados de tensão, frustração, insegurança, agressividade, medo, espanto, confusão e, assim, ressignificar os eventos traumatizantes.

O Psicólogo exerce a função de facilitador, sendo capaz de identificar os conflitos e auxiliar na busca de melhores alternativas para lidar com eles, ao mesmo tempo em que orienta os pais em como intervir diante dessas vivências.

Psicoterapia para Adolescentes

A adolescência é marcada por transformações que nem sempre são vivenciadas de forma tranquila, uma vez que os hormônios e a busca da própria identidade estão intensamente presentes nessa fase do desenvolvimento. Por meio do sigilo profissional, o adolescente se sente mais confortável em apresentar queixas emocionais, comportamentais e a partilhar todas as dúvidas que acompanham a idade.

Através de um mergulho no mundo do paciente adolescente, as sessões são realizadas utilizando recursos simbólicos como filmes, séries, dinâmicas e jogos, para então dar início à manutenção e à ressignificação dos conteúdos a serem cuidados.

O processo de Psicoterapia para Adolescentes tem o objetivo de promover um espaço de confiança para que o paciente possa ter momentos de parceria com a/o profissional, a fim de melhorar a qualidade das relações sociais, auxiliar na gestão das emoções, como medos e angustias, e no direcionamento do desenvolvimento da identidade que está em construção durante a fase da adolescência.

 

Psicoterapia para Adultos

Há momentos na vida em que tomar decisões e gerir sensações tornam-se uma tarefa difícil, pois existem infinitas variáveis que confundem nossos pensamentos e nos colocam em situação de dúvida, angústia ou frustração, dando a sensação de que não temos saída ou controle. A Psicoterapia para Adultos atua nesse sentido, ajudando o paciente a melhor entender os seus sentimentos e a perceber com mais consciência os fatores que o impedem por vezes de agir em tais mudanças e escolhas.

Compreender o que está manifestando o desconforto e o sofrimento daquela pessoa requer muitas vezes a colaboração de um profissional, uma vez que estar envolvido emocionalmente pode tornar o conflito ainda mais intenso e doloroso.

No processo psicoterápico, muitos questionamentos e sofrimentos podem ser esclarecidos e gerenciados por intermédio de procedimentos e técnicas psicológicas, fazendo com que o paciente sinta-se seguro e confiante para se expor a dificuldades, tornando-se mais resiliente.

Terapia de Casais

É uma terapia realizada em conjunto, focada no relacionamento amoroso do casal, objetivando melhor comunicação, enriquecimento dos comportamentos positivos da relação, desenvolvimento de habilidade de resolução de problemas, dentre outros fatores.

Inicialmente é feita uma avaliação cuidadosa do relacionamento por meio de reuniões conjuntas e, se necessário, entrevistas individuais, esboçando-se assim um plano de tratamento.

O objetivo principal é tratar a comunicação entre o casal e conseguir identificar os pontos que dificultam sua relação, buscando encontrar novas ações para o reposicionamento de cada um no relacionamento.

Terapia para terceira idade

A terceira idade chega acompanhada de diversos desafios, como as dificuldades de mobilidade, doenças da mente e psicológicas.

Casos de transtornos neurocognitivos e psicológicos, como demência, confusão mental, depressão, tristeza, falta de atenção, dificuldades psicomotoras e síndrome do pânico são frequentemente relatados ou diagnosticados nesse grupo de pacientes. Com essas mudanças vêm a alteração de comportamento e humor que podem e são trabalhadas no processo psicoterápico.

Estimulação Cognitiva

A estimulação cognitiva atua diretamente nos mecanismos ligados à plasticidade cerebral (processo adaptativo do cérebro), por meio da utilização de exercícios e atividades terapêuticas que buscam preservar e/ou melhorar o desempenho cognitivo de domínios como memória, atenção, raciocínio e funções executivas.

Método ABA

ABA (Applied Behavior Analysis) – Análise do Comportamento Aplicada

ABA é uma abordagem da psicologia usada para a compreensão do comportamento, muito utilizada em pacientes com Diagnóstico de Autismo.

O Método ABA trabalha focado na ampliação cognitiva, motora e na interação social, fortalecendo os comportamentos assertivos,  favorecendo a repetição e o reforço positivo reduzindo gradualmente os comportamentos negativos.

Essa abordagem favorece o aperfeiçoamento do autista em suas habilidades básicas como olhar, ouvir e imitar, ajudando-o na sua autonomia.

VEJA ABAIXO NOSSOS ARTIGOS RELACIONADOS À PSICOTERAPIA

(ou clique aqui e veja todos os artigos em nosso blog)

Seg. à Sex. das 08:00 às 21:00
Sábado das 08:00 às 15:00

(11) 4101-4555

(11) 98351-8412

[email protected]

Rua Albino Demarchi, 149 – 2° andar – sala 22. Jardim Andrea Demarchi – São Bernardo do Campo – SP. CEP 09820-410

Envie seu currículo para o e-mail [email protected] e nossa equipe entrará em contato com você caso haja uma vaga disponível com o seu perfil.

Acompanhe Nossos Conteúdos!
Blog

Conteúdos diversos para você ficar por dentro de nossas especialidades.