Saúde auditiva e sua avaliação

Você já pensou em incluir nos seus exames periódicos uma avaliação auditiva ?

Essa avaliação é muito importante para prevenir doenças e tratar problemas relacionados à perda da audição ou alteração no processamento auditivo central.

A sua saúde auditiva é  importante?

Sim. Ela é extremamente importante em nosso cotidiano. O ouvido é o responsável pelos sons que escutamos diariamente, sendo utilizado para a comunicação e aprendizados. Quando ouvimos a buzina de um carro, por exemplo, podemos ter ideia de onde ele está e isso evita acidentes. O órgão também nos ajuda com o equilíbrio e quando ele tem algum problema pode ocasionar doenças como a Labirintite, que faz a pessoa ter tonturas. Além de nos proporcionar um processamento auditivo central adequado

Problemas auditivos detectados precocemente têm mais chances de recuperação?

Em geral, se você trata a perda auditiva aguda de forma imediata, ela pode ser reversível. Isso ocorre porque a alteração ainda está em nível leve e, com o tratamento adequado, o problema é resolvido. Contudo, uma parte das disfunções auditivas não podem ser desfeitas, mas conseguem ser tratadas. Portanto, quanto mais cedo você conseguir um diagnóstico preciso, maiores são as chances de ter uma melhor qualidade de vida. Ou se não existe perda auditiva mas uma alteração na forma como processa os sons também existe tratamento para o esse transtorno o TPAC .

O que fazer se você apresentar dificuldade para entender conversas, na aprendizagem escolar ou no desenvolvimento da fala?

A perda auditiva, geralmente, surge aos poucos e é comum não nos darmos conta dela. Assim, passamos a pedir para alguém falar mais alto e repetir as informações de forma constante. Algumas vezes, só fingimos entender algo, pois estava complicado de ouvir o que o outro falava, ou ainda se seu filho apresenta baixo rendimento escolar, atrasos na fala ou no desenvolvimento da linguagem. Outro ponto importante é que as crianças com perda auditiva podem não conseguir ouvir sua própria voz e, portanto, são incapazes de corrigir e adaptar suas habilidades de fala.

Se você vivencia com frequência algum desses casos, é muito importante fazer uma avaliação auditiva .

Quais exames compõe uma avaliação auditiva?

A avaliação auditiva é composta pela audiometria tonal e vocal, o teste de imitanciometria e se necessário exames mais específicos dentre eles a avaliação do processamento auditivo central (PAC). Estes são fundamentais para auxiliar no diagnóstico e tratamento de diversas patologias.

Abaixo estão as principais indicações :

  • Crianças que iniciaram no ensino fundamental
  • Pessoas com dores de ouvido ou purgação
  • Crianças com atraso no desenvolvimento
  • Pessoas com tontura
  • Pessoas com zumbido
  • Trabalhadores com funções expostas acima de 80dB, ou uso da audição para exercer suas funções
  • Pessoas com suspeita de perda auditiva
  • Crianças com dificuldades escolares
  • Dificuldade em entender o que as pessoas falam

Nossa clínica tem toda a estrutura para realizar estes exames e manter sua saúde auditiva em ordem.

Colunista:

Silmara Canassa

Fonoaudióloga

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, nos envie suas dúvidas clicando aqui.