Saúde e Emagrecimento

Não há fórmula mágica quando o tema é EMAGRECER. A redução saudável de peso ocorre pela soma de pequenos hábitos, começando por uma alimentação saudável e equilibrada, junto à prática de atividade física regular. Uma boa dica para quem precisa emagrecer é começar mudando os seus padrões mentais. Hoje em dia é possível fazer uma dieta inteligente, saborosa e muito estimulante juntamente com a prática de atividade física.

Entenda Melhor:

Buscamos além da boa forma, saúde, e o processo de emagrecimento é um aliado para esta busca.  Você também está tentando entrar nesse processo?  Algumas pesquisas mostram que perder pelo menos 10% do peso e mantê-lo com o passar dos anos é realizado por poucos, já que muitas pessoas costumam planejar metas bem ousadas. E é aí que muitos desanimam, acabando por gerar o famoso “efeito sanfona”.   Para entender melhor sobre as fases do processo de emagrecimento e quais estratégias podemos utilizar para sempre obter cada vez mais sucesso, separamos as principais fases:

1ª Fase: Definir a meta de peso – o caminho que iremos tomar para chegar no objetivo (cada indivíduo possui uma meta). Esta meta deve ser definida com ajuda de um Nutricionista, logo no início do tratamento. Algumas abordagens podem ajudar, como beber mais água, que hidrata o corpo, auxilia na queima de calorias, elimina toxinas e melhora a função intestinal.

2ª Fase: Efeito platô – quando o organismo se adapta à alimentação, ou seja, quando o corpo se adapta àquela condição alimentar, gastando menos calorias, desacelerando o metabolismo, mesmo mantendo a alimentação adequada e atividade física. Este tipo de efeito costuma acontecer em até um ano depois que a pessoa começa o tratamento. Isso porque a perda de peso não é linear, mas pode ser evitado por meio de consultas regulares com um Nutricionista, fazendo assim o ajuste necessário na alimentação, fazendo com que o organismo não permaneça sob os mesmos efeitos.

3ª Fase: Manutenção – deve ser constante, onde a prática de atividade física desempenha um papel muito importante, pois por meio dela gera-se o equilíbrio energético das calorias ingeridas, fazendo com que seja mais provável a manutenção do peso.

Para perder peso de forma natural e saudável, busque sempre acompanhamento de um Nutricionista. Isso certamente fará com que você não precise renunciar a refeições saborosas.

Mulher sorrindo.Colunista:

Michele de Carvalho 

Nutricionista

Não é necessário comer menos, é necessário comer melhor, descasque mais e desembale menos.

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, nos envie suas dúvidas clicando aqui.