Sou uma boa mãe? Os desafios do papel da maternidade

Ser mãe é considerado por muitas um grande desafio, já que filho nenhum vem com manual de boas-vindas.

Independentemente da idade, os filhos sempre vão trazer dúvidas e questionamentos para mãe, esta por sua vez, pode se sentir insegura no agir ou falar no que se refere a educação, estudos, relacionamentos etc.

A primeira grande insegurança surge logo que o filho nasce, principalmente nas mães de primeira viagem, no que se refere aos cuidados de saúde, rotina e necessidades desse bebê. Neste momento é importante buscar manter a tranquilidade e não exigir muito de si, visto que é um caminho para equilibrar seus sentimentos. Com o passar dos dias, todas as tarefas que pareciam difíceis ficam mais simples e você adquire habilidades novas, o que gera maior confiança.

Outro sentimento que aparece com certa frequência é o sentimento de culpa. Ela acompanha as mães por toda a vida. Por isso, seja generosa com você e tenha paciência para entender que não há perfeição.

Quando pensamos que poderíamos ter feito algo mais ou que deveríamos ter condições de dar algo específico às crianças, estamos limitando nossos pensamentos ao que julgamos ser melhor. Mas observe com atenção e veja como as crianças precisam de muito menos do que julgamos. Também entenda, pelo olhar delas, como é simples errar, perdoar e tentar novamente.

Para isso, o melhor é se preparar durante o período e contar com o apoio de familiares, amigos, escola e, especialmente, do pai ou de outros cuidadores, assim como, redes de apoio, que incluem pessoas ou instituições nas quais você pode confiar para ajudar nos cuidados com o seu filho, para que assim você possa viver a melhor experiência de ser mãe para você.

Leia também: Os Pais como Co-terapeutas. Clique Aqui!

Colunista:

Camila Andrade

Psicóloga

“Existe mais na superfície do que nosso olhar alcança.” – Aaron Beck

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, nos envie suas dúvidas clicando aqui.