TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento que causa grande impacto na vida familiar, escolar e social da criança, sendo caracterizado por desatenção, inquietude e impulsividade diferentes de outras crianças em nível equivalente de desenvolvimento. Esses padrões de comportamentos interferem no funcionamento e no desenvolvimento cognitivo. Os sintomas podem ser inquietação motora e períodos de atenção reduzidos, diferença entre o nível do desenvolvimento cognitivo e problemas de autocontrole. Crianças com esse transtorno tendem a ser mais imaturas, muitas vezes sendo identificadas como desobedientes, mal educadas, preguiçosas e inconvenientes.

Devido a esses fatores, o nível de estresse das pessoas que convivem com elas é muito alto, devido a dificuldades comportamentais, intelectuais, sociais e emocionais. Os pais geralmente sentem-se perdidos em como devem lidar com elas.

Impulsivas e hiperativas, essas crianças apresentam dificuldades para seguir regras e normas, podendo até apresentarem problemas de conduta e agressividade,  baixo rendimento escolar ou problemas de aprendizagem, pouca habilidade social, conflitos em família, baixa tolerância à frustração, dificuldades de aceitar o “não”, autoestima baixa e percepção negativa de si mesmo. Esses sintomas tendem a aparecer desde cedo e se intensificam por volta dos 7 anos de idade, após a criança ingressar na escola, devido à necessidade de focar a atenção durante o processo de aprendizagem e permanecer sentada durante as aulas.

A criança com desatenção geralmente não se atém a detalhes. Na escola não copia da lousa uma frase completa, não acentua as palavras corretamente, não pinga a letra “i” e nem corta a letra “t”. Nas contas de somar, subtrai por não prestar atenção no sinal, além de frequentemente perder as coisas necessárias e usuais como material escolar, blusas, documentos, óculos e celular. Sua mochila e seu guarda roupa estão sempre uma bagunça, nunca acha nada. Nas situações sociais muda de assunto com frequência, não se atenta ao que está sendo dito e se distrai durante as conversas.

A hiperatividade é a inquietação, se remexe na cadeira, não permanece sentado como deveria. Possui dificuldade em brincar ou ficar em silêncio, parecendo estar o tempo todo a todo vapor, além da fala excessiva. Na maioria das vezes se antecipa na resposta antes mesmo da pergunta ser concluída e tem dificuldade de esperar a sua vez.

O TDAH é reconhecido oficialmente pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Protegidas pela lei, essas crianças possuem o direito de receber tratamento diferenciado nas escolas e são consideradas como casos de inclusão escolar.

Orientações aos pais e responsáveis: reforçar o que há de melhor na criança, conversar sempre com a ela e perguntar como a mesma se sente. Ensinar a criança a não interromper suas atividades, controlar a própria impaciência. Ser otimista, paciente e persistente com seu filho, reservando um local arejado para os estudos. Manter limites claros e firmes e relembrá-los frequentemente.

Referência

BENCZIK, Edyleine Bellini Peroni. TDAH- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Casa do Psicólogo, 2000

Colunista:

Charlene Correia

Psicóloga

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“Não considere nenhuma prática como imutável. Mude e esteja pronto a mudar novamente. Não aceite verdade eterna. Experimente”.

B. F. Skinner