Expectativas

Vamos começar pelo significado da palavra Expectativa: situação de quem espera a ocorrência de algo, ou sua probabilidade de ocorrência, em determinado momento.

Quero com isso abordar alguns aspectos sobre a expectativa.

Acredito que todos fazemos essa pergunta: como não criar expectativas?

Quando criamos expectativas, significa que estamos criando futuro no presente. Criar expectativa é atrair ansiedade para a sua vida, mais do que isso, a expectativa dá a você um estado interno de sofrimento. Faz você se comparar com o outro, faz com que julguemos a percepção do outro, as próprias ações. Expectativa significa dor, ansiedade, comparação, julgamento.

E como viver em um estado interno, estado da mente, para trazer você para o presente, sair da ansiedade, que é o excesso de futuro. Tirar você da expectativa da vida, para que possamos ter resultados extraordinários?

Para empoderar o poder de estar presente e exercitar o desapego dessas ideias, aqui vai alguns tópicos:

Como alcançar os resultados desejados sem ter grandes expectativas sobre isso:

O primeiro pensamento que temos de ter é que toda pessoa que entra em sua vida, é a pessoa certa, mesmo aquelas que lhe parece só trazer problemas, elas também são as certas, pois o Universo tem uma inteligência maior, e acredite, a adversidade, a pessoa que vem para causar algum tumulto, uma incongruência, é uma intenção muito forte do universo de Deus para que você tenha um grande aprendizado, pra que você saia desse lugar, para que você evolua, para que tenha compaixão, para que você tenha amor, que você desenvolva o perdão, que seja uma pessoa melhor. Creia, todas as pessoas que surgem na sua vida, 100% delas são necessárias à sua vida, porque em algum nível vai movimentar o sistema, vai movimentar sua família, vai movimentar você, e o único propósito é que tudo isso se realinhe, se acerte. Toda pessoa luz ou sobra, traz o propósito de torná-lo uma pessoa melhor.

Outro ponto, é pensar que tudo começa quando tem que começar. Quanta vezes pensamos em nossa vida que estamos adiantados ou atrasados, que queríamos ter feito isso e aquilo e ainda não fizemos, não começamos isso ou aquilo? Mas a boa notícia é que se não começamos algo, é porque ainda não estamos prontos. Nada começa sem estar no tempo certo, sem estar no tempo de Deus ou de sua maturidade. Precisamos começar a celebrar até mesmo aquilo que ainda não começamos, pois elas só começam quando precisam começar. Se quer começar algo que ainda não começou, reflita sobre o que falta aprender, qual a energia tem que colocar para que aconteça, porque quando começar a fazer o que deseja é porque estará pronto.

Sobre realizações e resultados pense que tudo termina quando tem que terminar ou terminou!

Ouvimos muitas pessoas dizerem que não conseguem terminar o ciclo, que não conseguem fazer isso ou aquilo, o que está acontecendo? Estou atrasado.

Você não está atrasado, se algo não está concluído em sua vida, se não está fechado, é porque não deu o tempo de se fechar. Todo ciclo, todo relacionamento, todo negócio, toda relação, começa quando tem que começar e termina quando tem que terminar.

Então, “que seja eterno enquanto dure”.

Outro fato é que tudo que tem que acontecer, acontece. Assim, como todas as pessoas que entram em sua vida são as pessoas certas, por mais dificuldade que você tenha para entender, porque essa hora vai chegar, pois veneno e antídoto estão no mesmo lugar, porque tudo que tem que acontecer na nossa vida elas acontecem, é o necessário naquele momento.

Pense, se não tivéssemos dificuldades, processo de evolução, de autoconhecimento, de autocura, jamais seríamos as pessoas que somos, tudo é aprendizado e benéfico, tanto as coisas maravilhosas que acontece como as desafiadoras, também contribuem.

Lembre-se, no veneno sempre estará o antídoto. Na caverna mais escura, na dor mais profunda, estará a salvação, estará o tesouro escondido. Na dor mais profunda, nascerá o poder maior do ser humano.

Não crie expectativas, as expectativas o levam ao futuro, deixa a pessoa apegada a uma porção de coisas, dor, mágoa, incômodo, você se torna uma pessoa desconectada de si mesmo, limitada, e isso é prejudicial.

Então, viva o desapego, viva o momento presente, lembre-se sempre de olhar o relógio, olhar o dia de hoje, voltar para o presente. Porque o estado de compaixão, o estado interno de resultados extraordinários, é o resultado e o estado de graça, de compaixão, de amor, de não comparação, de não julgamento.

Busque a intenção positiva de qualquer que seja a dor ou desagrado.

Fonte: IBC Coaching

Colunista:

Cláudya Lima

Psicóloga

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, nos envie suas dúvidas clicando aqui.


“A felicidade está sempre no nosso caminho, às vezes nós é que não sabemos onde procurar”. Osho